terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Resposta às falsas alegações contra o Talmud


Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo do Padre I.B. Pranaitis escreve:

O livro Sagrado dos judeus não é o Velho Testamento, como muitos pensam, e do qual aproveitam apenas aos cinco primeiros livros, a Torá, mas sim, o Talmud.

Este livro é o seu código religioso e social, com prescrições rigorosas, o qual confere aos rabinos, seus únicos intérpretes, autoridade superior a Moisés e os profetas.

"Filho meu, ordena o Talmud, atende mais às palavras dos rabinos do que às da Lei" (Tratado Erubin, fls. 21 b).

"O Talmud formou a Nação Judia depois da Diáspora, moldou- lhe a alma, criou a raça" (Bernard Lazare, autor judeu, na sua obra L'Antisèmitisme, Ed. Jean Prés, Paris, 1934).

É preciso ler e estudar o Talmud para compreender o Sionismo Internacional, o orgulho com que os judeus se consideram os donos do mundo e o poder que possuem para controlar as finanças e os meios de comunicação a nível mundial. Reverenciando apenas o bezerro de ouro, conservam através de vários milênios a sua unidade e identidade racial, política, religiosa e nacional, fazendo-os imaginarem-se seres superiores, eleitos de Deus e recusando todo e qualquer tipo de assimilação, personificando com sua maneira de ser, a forma mais odiosa de racismo. Não crêem mais no Messias, mas unicamente no destino messiânico do Povo de Israel, que, segundo sua ótica, seus profetas e uma vontade nacional irredutível, que atinge as raias da paranóia coletiva, deverá dominar e reinar sobre o resto da humanidade. Não é, pois, sem razão que em toda Bíblia – Velho Testamento - os judeus são condenados por sua idolatria (Êx. 32,8 - I Rs. 12,28 -II Rs. 17,16 - Si. 13 - Is. 31,6,7 - Jr. 2).

Não esqueçamos, portanto, da advertência de Aarão a Moisés: "Não se irrite o meu Senhor. Tu mesmo sabes o quanto este povo é inclinado para o mal" (Êx. 32,22).

A Resposta à essas MENTIRAS é a seguinte:

Bom, em primeiro lugar o Talmud é uma mera explicação do Tanach, que os cristão chamam  de Velho Testamento, e há uma regra no Talmud, no livro Mevô Hatalmud, que se o Talmud parece contradizer o Tanach a halachá é conforme se entende no Tanach.

Em segundo lugar é um dos 13 princípios do Judaísmo, o princípio 7, que Moysés é o MAIOR DE TODOS OS PROFETAS, INCLUSIVE O MESSIAS. Ou seja, ninguém foi ou será superior à autoridade de Moysés perante a Torá.

Em terceiro lugar a citação de Eruvim 21b está errada. O que está realmente escrito lá é o seguinte:

דרש רבא מאי דכתיב 2 ויותר מהמת בני תזתר עשות םפרים הרבה וגו׳ בני הזהר בדברי סופרים יותר מדברי תורה שדברי
תורה יש בהן עשה ולא תעשה ודברי סופרים נ יכל העובר על דברי סופרים חייב מיתת שמא תאמר אם יש בהן ממש מפני מה לא נכתבו

Aprendeu Rabá o que significa estar escrito.

Eclesiastes 12:12

יב. וְיֹתֵר מֵהֵמָּה בְּנִי הִזָּהֵר עֲשׂוֹת סְפָרִים הַרְבֵּה אֵין קֵץ וְלַהַג הַרְבֵּה יְגִעַת בָּשָׂר:

12. E mais que isso meu filho, atenta por fazer muitos livros sem fim, e se aprofundar demais no estudo é prejudicial para a carne (saúde).

Meu filho, tenha mais cuidado com as palavras dos escribas (rabinos) mais do que das palavras da Torá, pois das palavras da Torá tem “Faça” e “Não Faça” mas nas palavras dos escribas é POSSÍVEL que aquele que transgride às palavras dos escribas ser condenado à morte, talvez digas se há neles uma coisa assim porque não está escrito.

Observem que Rabá está advertindo aos estudiosos que tomem cuidado com decretos de nossos sábios, não se refere a qualquer rabino da atualidade, mas sim aos profetas e tanaim. Muitos decretos foram feitos pelo próprio Moysés, outros por David, outros por Salomão, outros por Ezrá, e todos esses decretos são considerados decretos dos Escribas. Decretos da Torá são os baixados pelo próprio D-us, mesmo através de Moysés.

E observem também que existem decretos dos escribas em cuja penalidade é a morte, então que se tenha cuidado uma vez que a transgressão de alguns mandamentos da torá, por determinadas maneiras, não condena ninguém à morte.

Em quarto lugar, qual a relação que existe entre o sionismo e o Talmud? Nenhuma. Entre os judeus não religiosos e o Talmud? Nenhuma. Vejamos as passagens alegadas por ele.

ÊXODO 32

4  E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
5  E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.
6  E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
7  Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
8  E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
9  Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
10  Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
(  Ex 32:30-35    Dt 9:25-29  )
11  Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
12  Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
13  Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
14  Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

É o episódio do Bezerro de Ouro. Quem fez o bezerro de ouro foi o Erev Rav, a mistura grande de povos que subiu conosco do Egito, Israel foi condenado por não impedir isso. E observem que D-us perdoa o povo.

I REIS 12
A idolatria de Jeroboão
26  E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi.
27  Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá.
28  Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
29  E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.
30  E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.
31  Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.

Fala de Yerovam que foi o responsável pela divisão entre Israel e Judá.


II REIS CAPÍTULO 17
Oséias, rei de Israel
1  NO ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oséias, filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove anos.
2  E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, contudo não como os reis de Israel que foram antes dele.
3  Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oséias ficou sendo servo dele, e pagava-lhe tributos.
4  Porém o rei da Assíria achou em Oséias conspiração; porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava tributos ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere.
5  Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.
6  No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos,
7  Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o SENHOR seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
8  E andaram nos estatutos das nações que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.

...

16  E deixaram todos os mandamentos do SENHOR seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.

Trata especificamente do reinado do rei Oséias, que foi um mau rei para Israel. Percebam que ele reinou sobre as 10 tribos perdidas, nós somos remanescentes das 2 tribos restantes.

ISAÍASCAPÍTULO 31
1  AI dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR.
2  Todavia também ele é sábio, e fará vir o mal, e não retirará as suas palavras; e levantar-se-á contra a casa dos malfeitores, e contra a ajuda dos que praticam a iniqüidade.
3  Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne, e não espírito; e quando o SENHOR estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.
4  Porque assim me disse o SENHOR: Como o leão e o leãozinho rugem sobre a sua presa, ainda que se convoque contra ele uma multidão de pastores, não se espantam das suas vozes, nem se abatem pela sua multidão, assim o SENHOR dos Exércitos descerá, para pelejar sobre o monte Sião, e sobre o seu outeiro.
5  Como as aves voam, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; ele a amparará, a livrará e, passando, a salvará.
6  Convertei-vos, pois, àquele contra quem os filhos de Israel se rebelaram tão profundamente.
7  Porque naquele dia cada um lançará fora os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que vos fabricaram as vossas mãos para pecardes,


O versículo simplesmente não diz nada que ele afirmou.

JEREMIAS CAPÍTULO 2
Jeremias é enviado a Jerusalém para a repreender pela sua rebelião
1  E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2  Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.
3  Então Israel era santidade para o SENHOR, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.
4  Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel;
5  Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?
6  E não disseram: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito, que nos guiou através do deserto, por uma terra árida, e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra pela qual ninguém transitava, e na qual não morava homem algum?

O versículo simplesmente não diz nada que ele afirmou.

ÊXODO 32
Moisés quebra as tábuas do testemunho
19  E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
20  E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
21  E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?
22  Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal;
23  E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.
24  Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro

O versículo simplesmente não diz nada que ele afirmou.



Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve:

“OS ENSINAMENTOS DO TALMUD A RESPEITO DOS CRISTÃOS
Vejamos as opiniões dos judeus e seus rabinos a respeito dos cristãos: idólatras, a pior classe de gente, muito pior do que os turcos, criminosos, fornicadores, animais impuros, imundos, indignos de serem chamados de homens, bestas em forma humana, vacas, burros, cachorros ou pior que cachorros, de origem diabólica, suas almas pertencem ao demônio e que voltam para o demônio após a morte e que o corpo de um cristão morto não é diferente do de um animal, etc.

OS GOIYM SÃO IMPUROS
O Talmud dá duas razões pelas quais os goiym seriam impuros: porque se alimentam de coisas impuras e porque não teriam sido levados (purificados) no Monte Sinai.

No Schabbath (145 b), pode-se ler:
"Por que são impuros os goiym? Porque não estavam presentes no Monte Sinai. Porque quando a serpente se introduziu dentro de Eva, transmitiu-lhe a sua impureza. Porém os judeus foram purificados disso quando estiveram no Monte Sinai; porém os goiym que não estavam no monte Sinai, não foram purificados".

Vale a pena destacar as seguintes coisas impuras que aparecem no comentário sobre o Schulchan Arukh, intitulado Biur Hetib:

"Uma mulher deve lavar-se novamente (ao sair do banho) se ver qualquer coisa impura, como um cachorro, um burro, o povo da terra, um cristão (akum), um camelo, um porco, um cavalo e um leproso".”

Em primeiro lugar vejamos se procede a citação de Shabat 145b.

אמר ליח רבי חייא בר אבא לרבי אםי מפני מה עופות שבבבל שמנים א״ל כלך למדבר עזה ואראך שמנים מהן מפני מה מועדים שבבבל שמחים מפני שהן עניים מפני מה ת״ח שבבבל מצויינין לפי שאינן בני תורה מפני מה עובדי כוכבים מזותמי׳ מפני שאוכלין שקצי׳ ורמשי׳״ איתער בתו רבי יוחנן אמר להו דרדקי לא כך אמרתי לכם 1

“Disse a ele Rabi Hia Bar Aba a Rabi Yossi, por que as aves em Bavel são oleosas? Ele disse (respondeu) Porque sobrevoaram sobre o deserto e caíram sobre o óleo. Por que as festas em Bavel são alegres? Porque eles são pobres. Por que os sábios de Bavel são tão respeitados? Porque eles (os de Bavel) não são Benê Torá. Por que os servos das estrelas são sujos? Porque comem coisas imundas. E escutou a discussão Rebi Yochanan, e interveio e disse, não foi assim que eu disse para vocês”

Ou seja, trata-se de um conjunto de opiniões erradas do Talmud, que foram colocadas apenas para mostrar todas as opiniões, mas que não são corretas. E a palavra usada não é impuros no sentido de impureza espiritual, aí seria Temeim, a palavra é Mezohamim, no sentido de sujeira física. E mesmo assim Rebi Yochanan Bem Zakai repreende eles por não ter sido esse o ensinamento dele.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, o seguinte:

SÃO ANIMAIS, NÃO HOMENS

No tratado Makkoh (7 b) se afirma que é culpado aquele que mata, "com exceção daquele que tentar matar um animal, mata por engano um homem, ou, ao tentar matar um goi, mata um israelita".

No Orach Chaiim (225,10), lê-se:
"Aquele que observa (admira) criaturas formosas, ainda que seja um akum ou um animal, deixe que diga: "Bendito sejas Nosso Senhor Deus, Rei do Universo, que colocaste tais coisas na terra".

O que realmente está escrito em Makot 7b é o seguinte:

א״ל אביי ג )אי אומר מותר אנוס הוא אמר ליה שאני אומר ד< האומר מותר קרוב למזיד הוא « 3בבלי דעת ה פרט למתכוין מתכוין פשיטא בר קטלא הוא אמר רבה :פרט למתכוין להרוג את הבהמה והרג את האדם לכותי והרג את ישראל לנפל והרג בן קיימא

“E disse-lhe Abaiê, não diga que é permitido, ele estava em situação de impossibilidade (Anus), como eu digo. Aquele que diz que é permitido está próximo de dizer de fazer intencionalmente, sem conhecimento (Mezid), detalhamento de intenções precisam ser simples. Nesse caso ele é um assassino diz Rabá no caso específico se ele pretende matar um animal e matou um homem (qualquer homem, judeu ou não), queria matar um Cuti (grupo de judeus que não existem mais hoje e que não acreditavam no Talmud) e matou um Israel, caiu e matou um ser humano”

Ou seja, o Talmud não se refere a cristãos nesse trecho, na verdade o entendimento é justamente o oposto do entendimento de Pe. Pranaitis.

O Or Há-Haim, parte do Shulchan Aruch relativa às rezas e coisas simples, não faz parte do Talmud, foi compilado por volta do ano 1550 por Rav Yossef Karo. A lei citada não abrange nada relativo nem mesmo a goim, é uma bênção que recitamos quando vemos coisas bonitas na natureza, e qual seria o mal se nós a recitássemos por ver goim?

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, o seguinte:

SÓ DIFEREM DOS ANIMAIS NA FORMA
No Midrasch Talpioth (225 d) lê-se assim:

"Deus lhes deu a forma de homens para a glória de Israel. Porém os akum foram criados com o único fim de servi-los (aos judeus), dia e noite. Nunca serão aliviados deste serviço. É o próprio do filho de um rei (um israelita), que os animais, na sua forma natural e os animais em forma de seres humanos estejam a seu serviço".

Podemos citar também o que está escrito no Orach Chaiim
(57,6 a):
"Se devemos lastimar os porcos quando sofrem de uma doença, porque seus intestinos são semelhantes aos nossos, com muito mais razão devemos ter compaixão dos akum quando se virem afligidos desta maneira".

O que o padre Pranaitis estaria querendo dizer com Midrash Talpiot? De qualquer forma essa obra não pertence ao Talmud, é um comentário posterior e certamente não está escrito o que Pe Pranaitis fala porque o Midrash nem trata de relações entre nós e os goim.

O Orach Haim, caminho da vida, é a primeira parte do Shuchan Aruch, foi escrito por volta de 1550, esse compêndio trata principalmente das orações, das festas judaicas e de Shabat, o capítulo 57 citado por Pe Pranaitis se refere às leis de Barechú, uma de nossas rezas, e de como responder a ele.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, o seguinte:

SE PROPAGAM COMO BESTAS

No Sanhedrin (74 b) Tosephoth, diz assim:
"A relação sexual de um goi é igual a de uma besta".

E o Kethuboth (3 b) completa:
"O sêmen de um goi tem o mesmo valor que o de uma besta".

No Eben Haeser (44,8), diz o seguinte:
"Se um judeu contrai casamento com uma akum (cristã), ou com sua servente, o matrimônio é nulo. Porque eles não estão capacitados a contrair matrimônio. Portanto, se uma akum ou uma servente contrair casamento com um judeu, o matrimônio é nulo".

No Zohar (II, 64 b), lê-se assim:
"O rabino Abba disse: Se unicamente os idólatras mantivessem relações sexuais, o mundo deixaria de existir. Por isso é que se ensina que um judeu não deve entregar-se a estes ladrões infames. Porque se estes se propagarem em maior quantidade, será impossível para nós continuarmos existindo, por causa deles. Porque eles dão à luz crianças, da mesma maneira como

O que está realmente escrito em Sanhedrin 74b, em Tosafot, é o seguinte:

בן נח מצווה על קידוש השם. וא״ת והא וחי בהס בישראל כתיב ואפילו ישראל היה מחרב למסור עצמו אפילו כצינעא אי לא דכתיב וחי בהם ויש לומר דדילמא לא איצטריך וחי בהם אלא כי היכי דלא נילף שאר מצוח מרוצח ונערה המאורסה דאסילו בצינעא יהרג ואל יעבור לכ״ע:

“Um Ben Noach (não judeu que cumpre os 7 mandamentos) está ordenado a cumprir o Kidush Hashem (Santificar o nome de D-us). Mesmo que você diga (está escrito Levítico 18:4) “E viverá por eles” se referindo à Israel, e mesmo Israel tendo a obrigação se sacrificar (a própria vida se necessário) mesmo em segredo, se não estivesse escrito “E viverá por eles” então tem de se dizer que é semelhante aos casos onde não se está escrito “E viverá por eles” pois assim é interpretado para o resto dos mandamentos onde o sacrifício da vida é exigido somente em público, desse modo sabemos que o sacrifício da própria vida também é exigido em segredo, se deixará matar e não transgridirá”

Tosafot está tratando do seguinte tema:

Existe uma categoria de mandamentos que é exigido o sacrifício da própria vida se necessário mas que não podem ser transgredidos.

1. Idolatria
2. Genocídio
3. Imoralidades (proibições de Levítico 18)

Nesses mandamentos, mesmo em segredo, é proibido transgredi-los, porque em tais mandamentos está escrito “E viverá por eles”, ou seja, esses mandamentos são a razão de existir do povo de Israel e por isso não podem ser transgredidos mesmo em detrimento da própria vida.
Nos demais mandamentos, se a coisa ocorre em segredo, então se pode transgredir. Por exemplo, se alguém te obriga a comer porco sob ameaça de morte, se for somente você e ele, você pode transgredir “E viverá por eles” não está escrito e morrerá por eles. Mas se a coisa for pública, com o intuito de humilhar o povo de Israel, mesmo mandamentos de nossos sábios é proibido transgredir. Por exemplo, se alguém proíbe de acender as velas de shabat, e faz a coisa de modo a ser público, e ameaça lhe tirar a vida por isso, se deixará matar e não transgredirá.
A tudo isso nós chamamos Kidush Hashem, santificar o Nome de D-us.

É essa a explicação que Tosafot estava dando, e é a única alusão que ele faz em toda a página a não judeus. O tema de Sanhedrin 74b são os casos de estupro.

O que está realmente escrito em Ketubot 3b.

Nada, absolutamente nada do que ele falou, o tema da página são casos de casamento de mulheres virgens e as datas adequadas para esses casos, relativas ao funcionamento dos tribunais da época.

Even Haézer é a quarta parte do Shulchan Aruch e foi escrito por volta de 1550, não faz parte do Talmud, é meramente o compêndio das leis baseadas não apenas no Talmud, mas no Zohar e outras fontes judaicas. E o tema do Even Haézer são como decidir sobre leis, não trata de inter-relações entre judeus e não judeus.

O Zohar não faz parte do Talmud, na verdade o zohar é mais antigo do que o Talmud, vemos em Sanhedrin 99a o Talmud citando o zohar. O tema do zohar é o mundo espiritual, como ele é constituído, como as coisas acontecem por lá, o que faz bem para a alma e o que faz mal para a alma. Portanto é até ridículo citar um caso de inter-relação entre judeus e não judeus como coisa do zohar.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, que nós dizemos o seguinte:

FILHOS DO DIABO
No Zohar (I, 28 b) diz o seguinte:
"Era a serpente o animal mais astuto de todos quando havia feito o Senhor Deus sobre a face da terra, etc, (Gêneses, III, 1). Mais astuto que todos os outros animais, ou seja, os povos idólatras da terra. Pois eles são filhos da antiga serpente que seduziu Eva".

O melhor argumento apresentado pelos judeus para provar que os cristãos e não-judeus pertencem à raça do demônio, é o fato de que não estarem circuncidados. O prepúcio dos não-judeus os impede de ser chamados
de filhos do Altíssimo. Pois é através da circuncisão que o nome de Deus-Schaddaise integra na carne do judeu circuncidado.

O Zohar não faz parte do Talmud, na verdade o zohar é mais antigo do que o Talmud, vemos em Sanhedrin 99a o Talmud citando o zohar. O tema do zohar é o mundo espiritual, como ele é constituído, como as coisas acontecem por lá, o que faz bem para a alma e o que faz mal para a alma. Portanto é até ridículo citar um caso de inter-relação entre judeus e não judeus como coisa do zohar.

Outra coisa importante é que nós NÃO ACREDITAMOS NO DIABO CRISTÃO então, como estaríamos atribuindo filiação ao diabo se nós sequer acreditamos nele?

Além do que o zohar não comenta dessa forma.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, que nós dizemos o seguinte:

“AS ALMAS DOS CRISTÃOS SÃO MÁS E IMPURAS

Nos ensinamentos judaicos dizem que Deus criou duas naturezas: uma boa e outra má, ou seja, uma natureza dividida em duas partes: uma pura e outra impura. Da parte impura, chamada de Keliphah - couro ou parte externa suja - afirmam que provêm as almas dos cristãos.

No Zohar (I, 131 a) diz assim:
"Os povos idólatras desde que existem sujam o mundo, pois suas almas provêm da parte impura".

E no Emek Hammelech (23 d) está escrito:
"As almas dos ímpios provêm de Keliphah, que é a morte e a sombra da morte".

No Zohar (I, 46 b, 47 a) continua a ser demonstrado que esta parte impura é a do lado esquerdo, de onde provêm as almas dos cristãos:

"E ele criou todo o ser vivente, ou seja, os israelitas, porque eles são filhos de Deus, o Altíssimo, e suas almas sagradas provêm d'Ele. Porém, de onde provêm as almas dos gentios? E o rabino Eliezer disse: do lado esquerdo, o que faz com que suas almas sejam impuras. Portanto eles são impuros e tudo que tiver contato com eles fica contaminado".”

O Zohar não faz parte do Talmud, na verdade o zohar é mais antigo do que o Talmud, vemos em Sanhedrin 99a o Talmud citando o zohar. O tema do zohar é o mundo espiritual, como ele é constituído, como as coisas acontecem por lá, o que faz bem para a alma e o que faz mal para a alma.

Outra coisa importante é que o Zohar ensina, em Perashat Bereshit, que toda a humanidade, judeus e não judeus, constituíam a Adam, e que a alma de Adam era a alma de todos nós. E por isso, quando foi escolhido comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, todos nós escolhemos fazê-lo e por isso todos nós morremos.

As Kelipot, as cascas, não constituem espíritos humanos. As kelipot são cascas, planos espirituais baixos ligados ao mundo material e por isso são impuras, mas elas mesmas nada são. Elas constituem a impureza espiritual e os espíritos daninhos se alimentam delas.

Se ele queria desmascarar o Talmud, por que citou o Zohar que não faz parte do Talmud? E além de tudo citou falsamente.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, que nós dizemos o seguinte:

“DEPOIS DA MORTE VÃO PARA O INFERNO

Os Anciãos ensinam que Aarão está sentado à entrada do Paraíso e impede a entrada de toda pessoa não circuncidada e providencia para que todos os incircuncisos sejam arrojados no inferno.

No Rosch Haschanach (17 a), está escrito:

"Os hereges, os lascivos e os traidores vão para o inferno".".”


O que está realmente escrito em Rosh Hashaná.


אמר דוד כל הפרשה כולה דלותי ולי יהושיע פושעי ישראל בגופן ופושעי אומות העולם בגופן יורדין לגיהנם ונידונין בה י״ב הדש לאהר י״ב חדש גופן כלה ונשמתן נשרפת ורוח מפזרתן תחת כפות רגלי צדיקים שנא׳ 4ועסותם רשעים כי יחיו אפר תחת כפות רגליכם אבל המינין והמסורות האפיקורםים שכפרו בתורה ושכפרו בתחיית המתים ושפירשו מדרכי צבור ושנתנו חיתיתם בארץ חיים ושחטאו והחטיאו את הרבים כגון ירבעם בן נבט וחביריו יורדין לגיהנם ונידונין בה לדורי דורות שנאמר ויצאו וראו בפגרי חאנשים חפושעים בי


“E disse David, todo o significado do versículo está em “Daloti Veli Yehoshía” (me empobreceu e me salvará), os malditos de Israel e os malditos dos povos do mundo vão para o Guehinam (inferno) por 12 meses, e depois de 12 meses seu corpo se desintegrou e suas almas se queimaram e um vento os dispersa aos pés dos Justos conforme está escrito.

Malaquias 3:21

כא. וְעַסּוֹתֶם רְשָׁעִים כִּי יִהְיוּ אֵפֶר תַּחַת כַּפּוֹת רַגְלֵיכֶם בַּיּוֹם אֲשֶׁר אֲנִי עֹשֶׂה אָמַר יְהֹוָה צְבָאוֹת:

21) E fez aos maus como se fossem pó aos seus pés, no dia em que Eu o fizer, diz O Eterno dos Exércitos.

Mas os Minim (judeus que não acreditam na Torá), os depravados e os Apikorosim (Judeus que não acreditam em D-us) que renegaram à Torá e renegaram a ressurreição dos mortos e se afastaram dos caminhos de seu povo, que divulgaram seu pecado pela Terra (de Israel) em vida, e perverteram e fizeram pecar a muitos como Yerovam Ben Navat e seus companheiros vão para o Guehinam e ficam por gerações e gerações conforme está escrito.

Isaías 66:24


כד. וְיָצְאוּ וְרָאוּ בְּפִגְרֵי הָאֲנָשִׁים הַפֹּשְׁעִים בִּי כִּי תוֹלַעְתָּם לֹא תָמוּת וְאִשָּׁם לֹא תִכְבֶּה וְהָיוּ דֵרָאוֹן לְכָל בָּשָׂר:


24)E saíram e viram aos cadáveres dos homens que pecaram contra mim, que seu verme não morrera e seu fogo não se apagará e serão de horror para toda a carne.


Ou seja, nada do que o Pe Pranaitis falou procede.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, que nós dizemos o seguinte:

“O DESTINO DOS CRISTÃOS MORTOS

Os corpos dos cristãos mortos são denominados pelos judeus com o odioso nome pegarim, que é a palavra utilizada na Sagrada Escritura para designar os corpos dos malditos e dos animais, porém jamais para designar aos mortos piedosos, chamados de Metim. No Schulchan Arukh é ordenado que se fale da mesma maneira de um cristão morto como de um animal morto.

No Iore dea (377,1) lê-se:
"A ninguém deve-se dar os pêsames pela morte de seus serventes ou criada (não-judeus); tudo que se pode dizer é que Deus lhe devolva o que perdeu, da mesma maneira como falamos a um homem que tenha perdido uma vaca ou um asno".”

Em primeiro lugar Pegarim são cadáveres humanos, tanto faz de judeus como não judeus, quando é uma carcaça de animal a palavra é Nevelá. Podemos ver claramente isso no versículo abaixo.

Números 14:29.

כט. בַּמִּדְבָּר הַזֶּה יִפְּלוּ פִגְרֵיכֶם וְכָל פְּקֻדֵיכֶם לְכָל מִסְפַּרְכֶם מִבֶּן עֶשְׂרִים שָׁנָה וָמָעְלָה אֲשֶׁר הֲלִינֹתֶם עָלָי:

“E neste deserto tombarão vossos CADÁVERES e todos os que estão contados entre vocês como adultos em seu número, da idade de vinte anos para cima, que contra mim reclamastes.”

Note que isso fala da geração do povo de Israel no deserto, não tem nenhum não judeu aí, e a palavra usada é Pegarim.

O Yorê Deá é a terceira parte do Shulchan Aruch, compêndio de leis judaicas escrito por volta de 1550 d.C,, e versa sobre julgamento de leis, é o estudo para Dayanut, então ele simplesmente não trata de assuntos relativos a não judeus. Além do mais, ele não faz parte do Talmud, se a intenção é falar do Talmud por que cita textos que não pertencem ao Talmud?

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, que nós dizemos o seguinte:

“OS CRISTÃOS DEVEM SER EXTERMINADOS

Os seguidores "daquele homem", a cujo o nome os judeus ainda acrescentam a maldição "que seu nome e sua memória sejam eliminados", não devem ser considerados de outra maneira do que gente da qual seria bom desvencilhar-se. São chamados de romanos e tiranos os que mantêm cativos os filhos de Israel e, mediante a sua destruição, os judeus se veriam livres deste Quarto Cativeiro. Todo judeu está, portanto, moralmente obrigado a fazer o que possa para destruir este reino ímpio dos edomitas (Roma) que governa o mundo inteiro. Como nem sempre ou em todos os lugares é possível efetuar o extermínio dos cristãos, o Talmud ordena que sejam atacados indiretamente, a saber: prejudicando-os de todas as maneiras possíveis, e desta maneira, diminuir seu poder e ajudar na sua destruição final.
Onde quer que seja possível, um judeu deve matar os cristãos, e fazê-lo sem misericórdia.”

Bom, em primeiro lugar, o império romano do ocidente caiu em 408 d.C. e o império bizantino caiu em 1453, então não faz sentido qualquer alusão ao império romano no ano de 1892 quando este estudo foi publicado. Mesmo porque já não existia o império romano e este já não representava mais nenhuma ameaça a nosso povo.

Em segundo lugar Pe Pranaitis fala que o Talmud ordena fazer essas coisas, mas não cita onde.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Está sendo veiculado na internet um estudo do Padre JUSTINAS BONAVENTURA PRANAITIS, teólogo cristão tremendamente antissemita, cujo título original era Christianus in Talmude Iudaeorum esse estudo foi divulgado originalmente em 1892. Eu estou analisando as assertivas dele e mostro como ele se encontrava errado. Atualmente ele está sendo veiculado em português por uma entidade antissemita com sede em Portugal sob o nome de O Talmud Desmascarado.

Em seu estudo o Padre I.B. Pranaitis escreve, nos acusando de atitudes contra os cristãos, que nós dizemos o seguinte:

“Artigo I - DEVE-SE PREJUDICAR AOS CRISTÃOS

Ao judeu se ordena prejudicar aos cristãos onde e como seja possível, tanto direta ou indiretamente, não lhe prestando ajuda sob nenhuma forma e também fazendo naufragar seus negócios e projetos, tampouco deve-se salvar um cristão que se encontre em perigo de morte.”

O estudo do Pe Pranaitis se propunha a “desmascarar” o Talmud, ou seja, provar que o Talmud incita o povo judeu contra os cristãos. Só que, ao fazer a assertiva, Pe Pranaitis simplesmente não disse ONDE o Talmud fala o que ele se propõe a provar. E nem tão pouco reproduziu a linguagem do Talmud sobre o assunto.

Portanto companheiros, não me resta mais nada além de afirmar que todos esses argumentos do antissemitismo deste padre não passam de MENTIRAS, irei desdizer todos esses argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário